Fotografia

segunda-feira, 27 de abril de 2009
No ano de 2007 eu assisti uma aula sobre história/arte contemporânea e lembro-me bem que naquela ocasião o século XX foi diversas vezes citado como o século da imagem. Foi colocado na aula que a imagem é algo muito presente no século XX, sendo um marco e uma mudança na sociedade pela sua influência. 
Apenas um exemplo de como as imagens são importantes: Faça uma ligação entre os heróis dos quadrinhos e as sociedade contemporânea. Será que no fundo não fomos influênciados ou a arte visual é que foi pelo nosso modo de vida? Lembra que você já quis ter poderes especiais? Manter sua identidade e em momentos de apuro sair de uma cabine telefônica e voar para salvar alguém e ser lembrado de ter feito algo realmente útil, o que normalmente julgamos não fazer? Pense!

Voltando a aula. No dia foi lembrado da arte publicitária, do cinema, que é tão presente nas nossas vidas, e seus derivados, ilustração, como os quadrinhos, e algumas outras. Mas também foi lembrado de uma que eu partilho uma paixão à parte. Fotografia.

Quem me conheçe sabe. Eu adoro fotografia. Não tenho câmera e nem técnica para tal (ainda...), mas meu dia fica melhor quando vejo uma boa fotografia. Sempre que surge algo sobre o assunto eu pego pra ler e sempre que dá visito sites de fotografia. Para mim a fotografia ultrapassa, na maioria dos casos, o simples registro de um momento com a família ou com amigos. Ela tem o poder de transmitir diversas sensações que varia de acordo com o fotógrafo e de quem a admira. 

A fotografia certamente é a maior e mais presente arte que o século XX produziu, basta olhar pra qualquer canto que você vê sua influência, seja ela apenas pelo aspecto técnico das câmeras que deu a possibilidade de criação de infinitas formas de captação e revelação de imagem, ou pelo simples e não mais evidente fato de que câmeras fotográficas são comuns e cada vez mais acessíveis, pelo menos as convencionais.

Por isso que não deixaria de fora esse assunto no meu blog. Vou sempre compartilhar fotografias que mexem comigo de alguma forma aqui. E pra começar segue algumas delas. A maior parte delas estão no meu PC mesmo e não lembro de onde peguei e nem quem são para colocar os devidos créditos aqui. Se alguém souber comenta aí. No meu orkut tem algumas famosas com os créditos. Colocarei elas aqui em outra oportunidade. 

Enjoy!





















0 Comentários:

Postar um comentário